Cores padrão e série arquitetural
Cores de linha (padrão)
Os filtros dicróicos são filtros em vidro resistente que transmitem somente certos comprimentos de onda de luz, refletindo o resto do espectro, antes de absorvê-lo. À partir do momento em que virtualmente nenhuma energia é absorvida pelo filtro, a transmissão da luz é significantemente mais forte que a transmissão das gelatinas tradicionais e o filtro dicróico nunca queimará ou ficará inutilizável. Os filtros Rosco Permacolor são feitos com camadas de cores da mais alta qualidade, destinados a não tornarem-se inutilizáveis ou terem que substituir as cores. No mais, o sofisticado processo de fabricação da Rosco permite consistentemente a precisão das cores a cada produção, qualidade que não tem precedentes em outras filtros dicróicos. Os filtros Permacolor são fabricados em cinco tamanhos padrão em vidro resistente com 1,75mm de espessura ou podem ser feitos sob encomenda, em vários tamanhos, até 34,3cm (??) de diâmetro.
ESPECIFICAÇÕES | |||
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#36500 | Primary Red | #35400 | Sky Blue |
#36100 | Flame Red | #35100 | Light Blue Green |
#35900 | Orange | #31080 | Primary Blue |
#35600 | Medium Orange | #34600 | Medium Red Blue |
#35401 | Amber | #34200 | Deep Purple |
#35200 | Yellow | #33650 | UV “Woods Glass” |
#34959 | Light Yellow Green | #34965 | Lavender |
#35156 | Fern Green | #34640 | Vivid Magenta |
#35055 | Primary Green | #34763 | Deep Magenta |
#34853 | Turquoise | #34630 | Hot Pink |
#35700 | Sea Blue | #34758 | Medium Pink |
#35590 | Cyan | #31033 | Light Pink |
#98500 0000 | Permacolor Standard Sample Kit |
Séries Arquiteturais Permacolor
Estas séries são destinadas à assistência a designers de iluminação arquitetural mundial e são perfeitas tanto para projetos de iluminação arquitetural de interior quanto de exterior. Matizes pálidas e discretas são perfeitas para ajustar a iluminação e oferecer uma alternativa única de brilho típico de cores saturadas disponíveis em outros suprimentos dicróicos. No mais, uma série de filtros de correção de cor permitem ao iluminador alterar a temperatura de cor de várias fontes luminosas.
ESPECIFICAÇÕES | |||
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#31337 | Pale Pink | #43202 | Cinedichro™ Full Blue CTB |
#31073 | Peacock Blue | #43204 | Cinedichro™ 1/2 Blue CTB |
#31018 | Amber Blush | #43208 | Cinedichro™ 1/4 Blue CTB |
#31065 | Mediterranean Blue | #43407 | Cinedichro™ Full CTO |
#31002 | Bastard Amber | #43408 | Cinedichro™ 1/2 CTO |
#31062 | Booster Blue | #43409 | Cinedichro™ 1/4 CTO |
#31013 | Goldenrod | #43026 | Cinedichro™ White Diffusion |
#31055 | Lilac | #38000 | IR/UV Filter |
#31012 | Bright Straw | #31054 | Lavender Accent |
#31086 | Industrial Green | #31048 | Purple Fusion |
#98600 0000 | Architectural Series Sample Kit |
Mostruário de Cores
Se você não consegue encontrar a cor que você precisa, no arranjo de cores padrão, nós devemos ter esta cor em nossa Livraria de Cores. Algumas cores não estocadas estão disponíveis na prateleira para aquisição imediata. Estas cores são consideradas cores sob encomenda ou gelatinas combinadas e não necessitam de desenho ou textura. Contate a Rosco para obter uma lista de cores disponíveis.
Cores Sob encomenda
Se o seu projeto requer uma cor específica, a Rosco preparará a cor que você precisa, de acordo com a amostra que você enviar. Um desenho ou textura sob encomenda requer quantidade mínima a ser solicitada. Por favor contate a Rosco para mais informações.
Aplicações de camadas específicas
Filtro IR/UV (Hot Mirror)
O Filtro IR/UV é um filtro de vidro claro destinado a passar a luz visível enquanto reflete o raio infravermelho e a energia UV próxima. Perfeito para museus e aplicações arquiteturais. Disponível em tamanhos padrão ou sob encomenda.
ESPECIFICAÇÃO: #38000 IR/UV Filter
Woods Glass (Espelho Frio)
Este espelho frio refletor dicróico passa perto da energia UV, no nível de 365 - 400nm, refletindo a maior parte da energia de luz visível. As aplicações deste filtro refletor incluem a criação de efeitos de luz negra (requer uma lâmpada HMI com uma alta potência UV) ou espelhos instrumento que permitem que a energia UV passe através deles e não seja refletida para fora do objeto/instalação. Disponíveis em tamanhos padrão ou sob encomenda.
ESPECIFICAÇÃO: #33650 Woods Glass
Filtros Bloqueadores de UV
Os filtros bloqueadores de UV refletem tanto a energia ultravioleta próxima quanto a distante (além de 250nm). A mínima variação de cor permite que este filtro seja usado em uma ampla variedade de iluminações e aplicações científicas. Disponível em tamanhos padrão ou sob encomenda.
ESPECIFICAÇÃO: #34000 UV Blocking Filter
Tamanhos
Padrão
Quando solicitar, inclua os seguintes códigos no final da especificação do filtro.
CÓDIGO DE TAMANHO:
#7508 2" x 2"
#7495 1.95" de circunferência
#7160 6.3" de circunferência (próprio para Holder 7.5")
#7133 5.25" de circunferência (próprio para Holder 6.25")
#7209 8.25" de circunferência (para Par 64)
Suportes (Frames)
ESPECIFICAÇÕES:
#99625 6.25" Permacolor Frame
#99750 7.5" x 7.5" Permacolor Frame
#99100 10'" x 10" Permacolor Frame
#97625 6.25" Permacolor Frame com grade de segurança (Safety Grid)
#97750 7.5" x 7.5" Permacolor Frame com grade de segurança (Safety Grid)
#97100 10" x 10" Permacolor Frame com grade de segurança (Safety Grid)
Especificações Técnicas Permacolor
Os filtros dicróicos Permacolor são produzidos com tolerâncias exatas, no "estado-da-arte", 36" (91,44cm ??) de depósito de camada a vácuo. Esta linha de tamanho otimizado de produção permite controle de cor e densidade para o filme sem precedentes. Os filtros Permacolor são extremamente duráveis e precisamente reproduzíveis, reunindo a alta expectativa dos iluminadores arquiteturais e de espetáculo de todo o mundo.
DESCRIÇÃO DO FILME: Todos os filmes são fabricados com materiais dielétricos (?) (TiO2 e SiO2) que são evaporados por uma fonte de radiação de elétrons a vácuo (10 x 6 torr) e alta temperatura ambiente (> 240ºC). Isto produz um filme denso (densidade de 85 - 90%) altamente resistente a estragos por abrasão, humidade, produtos químicos e radiação espectral. Abaixo das condições normais, a vida útil destes filtros é acima de 10 anos. Entretanto, filmes dielétricos são porosos por natureza. Longa exposição à alta humidade ou alta temperatura ambiente pode causar variação de cor de mais ou menos 5nm.
TAMANHOS DISPONÍVEIS: - 20 - 343mm de circunferência - 10 - 242mm quadrados
TOLERÂNCIA DE CORTE: - ± .5mm
ESPESSURA PADRÃO: - 1.75mm ±.2mm
ESPESSURA OPCIONAL: - 1.1mm ±.2mm
ABERTURA: - > 95% (área de uso garantida)
MARGEM DE ERRO: - 80 - 50- Mil. O-13830 Teste de Ruído/Aprofundamento (.08mm de Ruído ou .5mm de Aprofundamento por 20 sq. Visto a olho nu, fonte de w/40 watt)
ADESÃO - Passes Mil. C-48497 (Teste de Fita de Celofane)
ABRASÃO: - Passes Mil. C-48497 (Moderado; 50 batidas com cheesecloth abaixo de 1 lb. de força, e Severo, 20 batidas com borracha rústica abaixo de 2 lbs. de força)
TEMPERATURA: - Curta Duração (< 1 hora): -50º C a 450º C - Duração Contínua (> 24 horas): 200º C - RTD < 90K (ponto de luz quente)
UMIDADE: - Passes Mil. C-48497 (95 - 100% at 50º C por um período de 24 horas)
TOLERÂNCIA DE COR: - ± 3nm de intensidade média
ÂNGULO DE INCIDÊNCIA: - 0º a 45º. Variação mínima (± 5nm) em relação a comprimentos de onda mais curtos, além deste arranjo de cores
TRANSMISSÃO: Estão disponíveis as curvas de distribuição espectral para todos os filtros Permacolor. Contate a Rosco para obter informações específicas.
DEFINIÇÃO DE FALHA: Todos os testes são baseados em propriedades mecânicas de resistência do filme quanto a quebra, descascamento ou formação de bolhas de ar. Neles não está incluso performance espectral ou variação de tolerâncias de cor causada por extremas condições de temperatura e humidade. Eles são realçados como notas superficiais inclusas em tópicos apropriados.
TERMO DE RESPONSABILIDADE: As declarações a respeito dos tópicos acima são de natureza teórica e são aceitas como corretas. Os testes de adesão e abrasão foram realizados em amostras de Woods Glass Nº 3650 e tamanhos 7,62cm x 7,62cm; as espessuras mais grossas estão disponíveis no arranjo de Permacolor e, consequentemente, é mais provável ocorrerem danos durante os testes. No mais, um "teste de maçarico" foi realizado em cada uma das superfícies dos filtros e estas apresentaram um aquecimento mais lento com um maçarico de propano até que o substrato danificou (~450ºC) com estrago invisível no revestimento dos filtros.
Processos dos Filtros Permacolor
Instalação
Para melhor performance e durabilidade, os filtros Permacolor devem ser instalados com o revestimento do vidro voltado para a fonte de luz. Visualizando o filtro pela borda ajudará você a determinar que lado do vidro é revestido. Os filtros Permacolor devem ser instalados a 90º da linha da luz. Filtros instalados inadequadamente apresentarão variação de cor. Os filtros Permacolor não devem ser usados em instalações com ângulos extremamente abertos (> 40º). Em certos casos poderá ocorrer que, próximo à margem das cores, apareça um contorno do campo de luz. Esta variação de cor é somente cosmética e, por outro lado, não afeta a performance do filtro. Por favor teste a sua instalação para assegurar os resultados.
Processo de Produção dos Filtros Permacolor
A Rosco é líder no mercado de gelatinas para iluminação de espetáculos desde o princípio, em 1910. Então, não é surpresa que o desenvolvimento de um filtro dicróico Rosco facilmente deveria oferecer sérios avanços no estado da arte.
O laboratório de fabricação dos filtros dicróicos Permacolor está instalado em um prédio escolhido dentro da fábrica da Rosco. O próprio laboratório de vácuo - e o sistema de monitoração apresentado - incorpora uma série de aspectos do proprietário, destinado a produzir a mais alta qualidade de filtros dicróicos (e gobos) disponível em no mundo. Aqui está um pequeno exemplo de como fabricar um produto melhor. Os filtros dicróicos geralmente são criados por vaporização de dois minerais sobre a superfície de vidro aquecida. A Rosco reveste o vidro através do uso de temperaturas extremamente elevadas. O resultado é um revestimento consideravelmente denso, que oferece melhor durabilidade, adesão ao vidro e cores com mais consistência que qualquer outro processo de produção. A alta qualidade do revestimento no vidro é um fator de grande importância no filtro, pois garante uma reflexão ou um passagem precisa das partes do espectro. Os filtros dicróicos são criados por depósito de minerais vaporizados sobre o vidro. No processo Rosco Permacolor, os materiais são depositados em camadas alternadas com variação de espessura. Isto permite limitar as porções do espectro a serem transmitidas e descartar as porções refletidas. O resultado são cores puras e saturadas. Isto é, uma superfície visual magnífica, do vidro em que estes materiais são depositados. Por que o processo Permacolor permite o depósito de camadas excedendo tolerâncias, um filtro dicróico de ótima durabilidade, pureza e saturação pode ser criado.
Dois minerais separados são usados no processo de produção Rosco. Eles são vaporizados por um sistema de elétrons e então são depositados sobre o vidro. Um sistema de revestimento eletronicamente controlado e flexível assegura que o vapor seja totalmente distribuido através do vidro, camada a camada.
O laboratório Rosco é cuidadosamente monitorado e controlado durante o processo de depósito, para assegurar exatidão. A Rosco utiliza, nos filtros dicróicos, um vidro de borosilicato quimicamente resistente e de baixa expansão. Um processo sofisticado é usado para limpar o vidro antes de iniciar a operação laboratorial. Para assegurar que o vidro seja devidamente preparado, a Rosco está apta ainda a reunir todas as especificações militares de durabilidade de revestimento - o teste raspagem e ranhura.
Entendendo os Filtros Dicróicos
Nos filtros convencionais, a luz branca passa através do filtro. O filtro absorve porções seletivas do espectro de luz e permite que uma porção restante do espectro passe por ele. Um filtro azul, Roscolux 68, por exemplo, absorve a luz vermelha e a verde, enquanto passa ou transmite a luz azul.
Os filtros dicróicos trabalham em um caminho similar. Porém, a diferença significante é que os filtros dicróicos refletem seletivamente as porções indesejadas do espectro, passando somente a cor desejada. Desde que a energia indesejada seja refletida antes de ser absorvida pelo filtro como energia de calor, um filtro dicróico não danifica ou queima. De fato, a cor não desbota. E desde que a parte seletiva do espectro seja totalmente refletida ou inteiramente transmitida através do filtro, a luz transmitida será extremamente pura e saturada. Uma vantagem disto é que preto e cores saturadas, nas gelatinas, frequentemente tem baixa transmissão, algumas vezes mais baixa que 5%. Uma cor similar em um filtro dicróico deve ter uma transmissão de luz igual ou maior que 50%.
Este gráfico de distribuição espectral mostra como os filtros de policarbonato, como Roscolux ou Supergel, se diferem dos filtros dicróicos Permacolor, mesmo quando as cores são aparentemente iguais. Ambos os filtros transmitem uma porção específica do espectro. Mas Permacolor transmite uma faixa muito mais limitada (ou pura, cor mais saturada) que o equivalente em Roscolux ou Supergel. No mais, Permacolor Reflete a porção indesejada do espectro, os filtros de policarbonato absorvem a porção indesejada do espectro. Por isso Permacolor pode transmitir partes além de 80% da energia (ou cor) e não deteriora com o tempo. Com alta transmissão os iluminadores podem obter mais luz de seus refletores, utilizando os filtros dicróicos Permacolor ou simplismente usando menos refletores para obter a quantidade de luz que precisam. Um filtro dicróico seleciona as partes do espectro, ou cores, a serem refletidas, através do design e das camadas de vapor. A seleção é baseada na concentração do revestimento. Na ordem da cor correta a ser transmitida, os raios de luz devem passar através do filtro, perpendicular ao revestimento. Se este ângulo de incidência mudar, a transmissão da cor também mudará. Em refletores com ângulo aberto, é possível que parte da luz, o contorno do vidro, atinja o filtro a menos que 90º. Isto pode causar uma mudança na margem do feixe de luz, uma auréola de cor. Infelizmente não existe caminho que evite este fenômeno.