Home > Produtos > Gelatinas > Roscolux
Roscolux é uma linha de gelatinas fabricada com uma tecnologia única, garantindo economia e durabilidade, quando utilizada em refletores de última geração. Essa tecnologia única consiste em colocar o pigmento de cor na base plástica (poliéster).
Roscolux inclui 10 cores criadas pelo renomado diretor de fotografia Vittorio Storaro, especialmente para a Rosco.
Poliéster: 0,04mm ou 0,07mm, dependendo da cor.
Poliéster: Ponto de Fusão 300º C; Ponto de Resistência 125º C.
O Ponto de Resistência é quando a gelatina começa a mostrar sinais de exaustão e queimadura.
A vida útil das gelatinas depende de vários fatores: cor, equipamento, lâmpada utilizada, nível de dimmerização e período de exposição das gelatinas ao calor. Por estas razões torna-se impossível estipular um período exato de vida útil para cada gelatina. Entretanto, alguns conhecimentos básicos e a experiência poderão auxiliar nesta estimativa.
Gelatinas verdes escuras e azuis escuras geralmente queimam mais rápido porque absorvem o máximo da energia infra-vermelha. Absorvendo energia infra-vermelha extra, a base plástica alcança o Ponto de Resistência mais rapidamente. Quando for necessário utilizar gelatinas de cores escuras, tente escolher as que transmitem altos níveis de "nm" (do mostruário de 700nm). Gelatinas que transmitem níveis de 700nm ou mais podem também transmitir elevados níveis de infra-vermelho, resultando em maior vida útil.
Para prolongar a vida útil das gelatinas, alinhe a lâmpada do seu refletor elipsoidal, obtendo um campo de foco horizontal plano. Em casos extremos, utilize os filtros Rosco Heat Shield ou Thermashield, para prolongar a vida útil da sua gelatina, formando uma proteção entre a lâmpada e a mesma.
Nunca use uma gelatina diretamente na frente da lâmpada. Esta atitude irá danificá-la muito rapidamente, devido ao calor armazenado no refletor e não é o procedimento correto. Utilize gelatinas somente no local correto, o porta gelatina. Sempre mantenha a abertura do refletor para a saída do ar quente e, conseqüentemente, o resfriamento interno do equipamento.